Logística
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
novembro 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Tópicos mais ativos

Últimos assuntos
» aula sobre cont gerencial_custos
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:42 por Psilva

» Aula sobre Controle Interno (aula_5_controle_interno.ppt)
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:42 por Psilva

» PROBABILIDADE
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:41 por Psilva

» MEDIDA DE DISPERSÃO
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:40 por Psilva

» CApitulo 5 - Planej e Estrategia
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:39 por Psilva

» Capitulo 4 - Tomada de Decisao
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:38 por Psilva

» Produção (economia_e_gestao_producao_.pptx)
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:36 por Psilva

» DIREITO EMPRESARIAL - AULA 5
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:35 por Psilva

» DIREITO EMPRESARIAL - AULA 4
Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético EmptyQua 13 Nov 2013, 14:35 por Psilva

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 74 em Sex 09 Abr 2021, 09:23
Estatísticas
Temos 27 usuários registrados
O último membro registrado é Keigravcyci

Os nossos membros postaram um total de 116 mensagens em 116 assuntos

Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético

Ir para baixo

Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético Empty Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético

Mensagem por Psilva Qua 11 Set 2013, 21:15

Logística deficiente não permite redução de custos para o setor sucroenergético
Apesar da recuperação dos índices de produtividade, custo da atividade não caem no mesmo ritmo
por Viviane Taguchi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Segundo Plínio Nastari, além da falta de investimentos em logística, a Lei da Balança e a Lei de Descanso do Caminhoneiros estão encarecendo o transporte da cana no Brasil (Foto: Shutterstock)
O alto custo do transporte da cana-de-açúcar está encarecendo demais o custo de produção do açúcar no Brasil na safra 2013/2014, afirmou o consultor Plinio Nastari, da Consultoria Datagro. Segundo ele, há um desequilíbrio muito grande entre a produtividade da cana, que foi recuperada neste ciclo e está em 85 toneladas por hectare (acima da média histórica) e o preço para fabricar o produto. Por isso, as usinas estão priorizando a produção de etanol. A previsão é que as usinas produzam mais 4,2% etanol agora que na safra passada. 

De acordo com Nastari, transportar açúcar ficou mais caro no Brasil. Entre Ribeirão Preto (SP) e o Porto de Santos, o frete saltou de R$ 68 por tonelada em 2012/2013 para R$ 95 por tonelada nesta safra. Em Goiás, este custo na última safra era de R$ 110 por tonelada e atualmente esta em R$ 180 por tonelada. "O produtor não vai arcar com este custo quando tem a possibilidade de trabalhar com o etanol e pagar um custo menor", diz. 

As duas principais causas que estariam influenciando essa tendência altista, além da falta de investimentos em logística, seriam a Lei da Balança, que limita sem 75 toneladas o transporte de cargas por veiculo, incluindo a tara, e aLei de Descanso do Caminhoneiros, que tirou sua atividade mais de 500 profissionais. 

Outra novidade para este ciclo é que o consumo de etanol esta crescendo muito nas regiões Norte e Nordeste, o que leva a usinas do Centro-Sul a enviarem mais etanol para estas regiões. "Mas em alguns casos, devido à complicada logística brasileira, é mais simples importar etanol dos Estados Unidos", explica. "E não tem nada de ruim nisso". Essa "facilidade" segundo ele também se deve ao preço. "É mais barato importar do que transportar". 
Safra atual 

As projeções da Datagro para esta temporada sofreram pequenas alterações no último mês. A perspectiva é que sejam moídas 584,8 milhões de toneladas de cana: 34,18 milhões de toneladas de açúcar (na safra passada a produção foi de 34,09) e 25,35 milhões de litros de etanol ( 21,35 na safra 2012/2013). 
Investimentos futuros
Nastari afirmou que os investimentos no setor devem começar a ser retomados, sobretudo na área de cogeração de bioenergia. "É uma necessidade da industria voltar a focar os investimentos em cogeração, caso contrario a região Centro-Sul terá um gap de 5 a 7 GW de energia nos próximos anos", diz. 

Conforme o consultor, o que ainda esta travando a retomada de investimentos é a falta de política pública para o setor. "O governo deveria se preocupar em desenvolver uma política mais adequada, regular e definir preços. Os investimentos, a iniciativa privada faz". 

Ele afirma que os investimentos em novas plantas (que leva em media 4 a 6 anos) são necessários para atender a demanda até 2020, tanto de açúcar como de etanol e cogeração, caso contrário, o Brasil vai ter mais cana do que capacidade de moagem.
Psilva
Psilva
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 07/09/2013
Idade : 39
Localização : Abreu e Lima

https://fjnlogistica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos